• Rua Pasadena, 271 - Cotia / SP
  • (11) 2108-5600

Pré Tratamento

Peneiras


Devido a uma abertura de passagem de sólidos menor do que o sistema de gradeamento, os sistemas de peneiramento VIBROPAC, além de serem utilizados em complemento ao pré-tratamento das Estações de tratamento de água e efluentes, podem também ser utilizados nas etapas intermediárias e/ou finais. Dentre os diversos tipos de peneiras fornecidas pela VIBROPAC, é possível atender aberturas de passagem de sólidos que variam de 0,25 mm a até 12 mm.

Peneira Tipo “Step Screen”
Características:

- Peneira Mecanizada;
- Instalação em canal – grau de instalação: 45° a 55°;
- Zona de filtração = barras equidistantes;
- Material de construção: AISI 304 (L) / AISI 316 (L) / Aço Carbono Galvanizado;
- Espaçamento das lamelas: 3 a 6 mm.

Princípio de funcionamento: Consiste na retenção de sólidos, que formam uma espécie de filme na superfície da peneira. As placas paralelas, que possuem movimento relativo entre si se movimentam, passando o filme de detritos para o degrau acima, e assim sucessivamente, até atingir o ponto de descarga. As barras inclinadas apresentam um paralelismo perfeito para que possam obter uma tolerância necessária ao seu bom desempenho.

Peneira de Canal – Tipo tambor Fixo
Características:

- Instalação em canal de concreto: 35 a 45°;
- Abertura da Malha 0,25 a 10 mm;
- Filtração / lavagem / compactação;
- Material de construção: AISI 304 (L) / AISI 316 (L);
- Vedação do canal – flap lateral;
- Sistema de limpeza na zona de filtração e zona de compactação;
- Vazão: 20 a 1000 m³/h.

Princípio de funcionamento: A peneira estática de limpeza automática possui uma zona de compactação ao lado da descarga, o que permite uma importante redução de peso e volume dos resíduos filtrados (até 50%). Nesta zona, a rosca transportadora sem eixo é equipada com escovas para a limpeza da tela. A rosca, quando ativada pelo motor gira em torno de si mesma, coletando e transportando os resíduos até a descarga, colocado na parte superior do equipamento.
Obs.: Para instalações diversificadas a VIBROPAC tem como alternativa a peneira para instalação vertical (90°) e instalação em tambor, assim como para baixas vazões, possuí também um modelo diferenciado.

Peneira de Canal – Tipo tambor Rotativo
Características:

- Rotação intermitente;
- Filtração / lavagem / compactação;
- Instalação em canal de concreto – grau de instalação usual: 35°;
- Vazão: 108 a 7510 m³/h;
- Abertura da Malha 0,25 a 10 mm;
- Material de construção: AISI 304 (L) / AISI 316 (L);
- Vedação do canal – flap lateral;
- Sistema de limpeza na zona de filtração e zona de compactação;

Princípio de funcionamento: O efluente com os sólidos, entra no tambor depositando-os continuadamente no interior do mesmo. Por isso, o nível de líquido dentro do tambor começa a subir devido à dificuldade crescente que encontra para passar através da malha, até chegar a um ponto predeterminado, onde um detector de nível ativará o moto redutor correspondente ao tambor, fazendo-o rodar lentamente até que a zona, onde estão depositados os sólidos, fique invertida provocando a queda destes sobre a rosca transportadora. Um conjunto de sprays e de escovas fixas junto à periferia do tambor, providenciarão a limpeza do mesmo. Os sólidos serão transportados, compactados e desidratados.

Peneira Tipo tambor Rotativo em Tanque
Tambro Externo
Características:

- Utilizado para remoção de sólidos em suspensão;
- Não utilizar quando houver presença de sólido sedimentáveis;
- Material de construção: AISI 304 (L) / AISI 316 (L);
- Sistema de lavagem: interno;
- Sinal de indicação de fluxo para início de operação;
- Abertura da malha: 0,25 a 2,0 mm;
- Vazão: 8 a 480 m³/h.

Princípio de funcionamento: O efluente a ser tratado entra no tanque de alimentação e é distribuído em toda a extensão do tambor. A lenta rotação do tambor permite que o material em suspensão na água seja lançado para a superfície do tambor, transportado para a parte frontal do equipamento e, por final, descarregado pelo raspador. O efluente isento de resíduos sólidos em suspensão passa através do tambor e é coletado em um tanque, posicionado abaixo do equipamento, sem os sólidos. O tambor é mantido limpo pela dupla passagem da água e pelo sistema de bicos de pulverização.

Tambor Interno
Características:

- Utilizado para remoção de sólidos sedimentáveis;
- Material de construção: AISI 304 / AISI 316;
- Sistema de lavagem: interno + externo;
- Sinal de indicação de fluxo;
- Abertura da malha: 0,25 a 6,0 mm.

Princípio de funcionamento: Peneira alimentada internamente por fluxo contínuo, que será distribuído sobre a superfície interna do cilindro. Acionado por um motor de engrenagem, com velocidade padrão e constante (8 rpm), o tambor gira e se inicia o processo de peneiramento. O líquido entra na câmara de entrada/distribuição, passando pela superfície de rotação interna da tela onde será filtrado e direcionado para calha coletora de efluente. Com a rotação da tela, os sólidos rolam na face do cilindro e são interceptados pelos defletores internos. Estes, montados em espiral, direcionam os sólidos retidos para fora do tambor pelo bocal de descarga do cilindro.

Faça uma visita


VIBROPAC

Rua Pasadena, 271 - Parque Industrial San José
Cotia - São Paulo
Cep: 06715-864


E-mail: vibropac@vibropac.com.br

Copyright © 2018 . Todos os diretorios reservados