ARTIGO 3 – Tecnologia Ultrafiltração (Parte 1)

Falando sobre Ultrafiltração, existem no mercado diversos fornecedores de membranas, de diferentes características e tipos. O fluxo nas membranas de ultrafiltração do tipo hollow fiber, podem ser em dois sentidos, in-out (de dentro para fora) ou out-in (de fora para dentro) dependendo do fabricante. O sistema pressurizado força o fluxo de água a ser tratada pelas paredes das membranas, sendo chamada a água que passou de permeado, os sólidos presentes e outros compostos na água ficam retidos na membrana na parte interna ou externa chamado de rejeito.

O permeado sai com uma altíssima qualidade, independentemente de variações da alimentação, para uso direto em processos produtivos e utilidades. Na área de clarificação de água, produz-se um permeado na condição de água potável, devido à eficiente barreira contra bactérias (99,9999%), vírus (99,99%) e agentes causadores de doenças, resistentes aos desinfetantes conhecidos, como giárdia e criptosporidium. A ultrafiltração também vendo sendo utilizada como pré-tratamento para a osmose reversa por produzir um permeado com baixo SDI (Índice da Densidade de Sedimentos, da sigla em inglês).

Um ponto importante com relação a Ultrafiltração em termos financeiros é com relação ao custo total de aquisição, o valor de investimento vem caindo muito nos últimos anos devido à popularização da tecnologia. Há casos em que o valor de um sistema de UF, comparado a um processo convencional automatizado, é apenas 15% mais elevado e até com casos que os valores se equiparam. Com o custo operacional muito mais baixo, há um retorno sobre o investimento em curto espaço de tempo.

Quando se realiza um projeto é muito importante se ter a definição do tipo de membrana que deverá ser utilizado e para isso, alguns parâmetros devem ser considerados. Desta forma, a qualidade final da água tratada, a aplicação a área disponível e tempo de implantação, devem ser considerados.

Até o nosso próximo encontro!

Anna Carolina R. Camelo, D.Sc. em Engenharia Química pelo PEQ/ COPPE/ UFRJ

Depto Comercial – Vibropac

Fechar Menu