ARTIGO 4 – Tecnologia Ultrafiltração (Parte 2)

Nos dias de hoje, quando se fala em estações de tratamento de água (ETA), a imagem das estações convencionais, enormes, já pode ser substituída por estações mais compactadas, mais modernas, devido as tecnologias já existentes, como a Ultrafiltração (UF). Diversas empresas fornecedoras de membranas têm feito um trabalho com as empresas integradoras como a Vibropac, para que cada vez mais os projetos sejam mais bem implementados. Estações como a do Alto da Boa vista da Sabesp, Rio Grande – Sabesp e ETA Lago Norte – Caesb são exemplos de estações implantadas com Ultrafiltração apresentam excelentes resultados. No próximo artigo, falarei com um pouco mais de profundidade sobre os tipos de membranas de Ultrafiltração, como trabalham, como podemos selecionar e suas aplicações.

Há várias vantagens na implantação da ultrafiltração, como redução de área física, tempo de implantação, menor custo de investimento, eliminação do uso de coagulantes, menor consumo de químicos, remoção eficiente de patógenos da água qualidade final da água. A ultrafiltração vem também com uma tecnologia que poderá ser utilizada na ampliação de estações de tratamento, por serem modulares ou ainda em Skid. Quando se avalia uma ETA com UF a questão enérgica sempre é citada como um ponto de desvantagem, porém com o decorrer dos anos, esse ponto vem sendo trabalhado com as empresas fornecedoras de bombas e sopradores oferecendo equipamentos de maior eficiência.

É muito importante que o dimensionamento de uma estação de tratamento de água seja muito bem feita, para que problemas operacionais não ocorram. Uma ETA com ultrafiltração requer manutenções preventivas importantes para que o sistema não sofra perda de produtividade, com paradas longas. A automação é um outro ponto fundamental em um sistema com Ultrafiltração, desta forma, para que uma automação funcione de forma positiva, toda instrumentação envolvida deve ser de excelente qualidade.

Acredito que no futuro próximo o Brasil teremos mais estações de tratamento de água com a tecnologia de Ultrafiltração, levando para as comunidades mais água de qualidade e de forma mais rápida, oferecnedo assim mais segurança para a população.

Até o nosso próximo encontro!

Anna Carolina R. Camelo, D.Sc. em Engenharia Química pelo PEQ/ COPPE/ UFRJ

Depto Comercial – Vibropac

Fechar Menu