Tratamento de Água e Efluentes
O processo de desidratação é utilizado para tratamento dos subprodutos provenientes das estações de tratamento de efluentes.
O lodo / rejeito é composto por uma mistura de substâncias que apresentam minerais, coloides e partículas provenientes de matéria orgânica, decomposta em suspensão, em um meio aquoso.
Independentemente do tipo de lodo gerado nas estações, é preciso tratá-lo antes de descartá-lo.
Preparador de Polímeros

A VIBROPAC projeta e fabrica Preparadores de Polímero em Pó com capacidades Standard de 700 a 12.000 litros/hora, Preparadores de Polímero em Emulsão com capacidades Standard de 500 a 10.000 litros/hora e Preparadores de Polímero Híbridos, os quais trabalham com polímero em pó ou emulsão em um só equipamento.
Todos os preparadores Standard são fabricados em Aço Inox AISI 304, mas podem também ser fabricados em AISI 304 (L), AISI 316 (L) ou Polipropileno.
O polímero preparado é utilizado como floculante no tratamento de lodo / rejeitos, aumentam a eficiência nos equipamentos dedicados ao processo de desidratação como: adensadores, centrífugas, desidratadores ecológicos e filtros prensa.
Também são utilizados como complemento em etapas de coagulação e decantação de estações de tratamento de água e efluente e em processos dedicados, como usinas de açúcar, papel e celulose, mineradoras, etc.
Os equipamentos desenvolvidos pela Vibropac são customizados podendo atender as necessidades específicas de cada cliente.
Adensadores

A Vibropac projeta e fabrica Prensas Tipo Parafuso aplicadas na desidratação e compactação do lodo vindo de processos industriais e de pequenas estações de tratamento de água e esgoto.
Com este equipamento é possível se atingir resultados, em termo de secura, maior que 20% (de 18 a 25%).
Em sua versão simplificada, será realizada somente a etapa de desidratação, removendo o teor de umidade em até 6%.
Para obter uma melhor performance na etapa de desidratação, o lodo deverá ser homogêneo e condicionado com polieletrólito com o propósito de obter a floculação correta antes de ser processado em ambas versões.
Os dois equipamentos trabalham com baixo consumo de energia e baixa velocidade de rotação. Consequentemente, os desgastes dos componentes são muito limitados.
Estes equipamentos possuem capacidade de até 20 m³/h considerando concentração de sólidos de, no máximo, 1,0%.
Rosca Transportadora

O sistema de roscas transportadoras Vibropac é uma solução altamente personalizada para o transporte de resíduos. É constituído por um espiral com um parafuso sem eixo podendo ou não ser fornecido com o sistema de compactação acoplado. A ausência do eixo central faz com que a rosca seja adequada para o transporte de materiais pegajosos, típicas de lodo e sedimentos que ficariam acumulados no eixo da rosca.